Por mais que você saiba o significado geral, o que vem à sua mente quando você ouve o termo Identidade Visual? Pra te ajudar quando pensar nisso novamente, lembre-se da sua carteira de identidade. O que ela representa? Nada mais que seu documento oficial, descrevendo quem você é, com a sua foto, nome completo e todos os outros dados que te definem. Quem vê, entende que é seu. Agora pegue este conceito e conecte à sua empresa. Sua identidade representa bem o que sua empresa é?
Identidade Visual: Cores, fontes e todos os materiais
Aproveitando que você está refletindo sobre o quão poderosa e clara deve ser sua identidade visual, falaremos de todos os itens que fazem parte deste conjunto de elementos:
– Em primeiro lugar, uma forte marca, afinal não dá pra ter “carteira de identidade” sem a foto principal, né? E essa “foto” tem que ser bonita, no ângulo certo, marcante de forma positiva.
– Também a tipografia, pois é importante ter um número limitado de fontes padrão para manter a linha de identidade nos seus materiais. É como se fosse sua assinatura no documento, sua letra te identifica também.
Cores e formatos, devem seguir uma linha sempre, com combinações e aplicações corretas. São como suas características físicas na sua foto, por exemplo, que descrevem quem é você e as pessoas reconhecem você por isso, como cor de pele, cor de cabelo, formato do seu rosto, etc. Grande parte das pessoas tem memória visual, o que significa que suas formas aplicadas, com cores bem escolhidas, tendem a fazer as pessoas te identificarem melhor.
– E todos os materiais promocionais, como por exemplo, papelaria, cartão de visita, flyers, folders, materiais digitais, mídias externas, entre outros. Todos eles têm que seguir uma linha visual partindo de onde começou. E no exemplo que estamos seguindo, seria como você ter outros documentos, todos mantendo a linha informação do documento principal, que é sua “carteira de identidade”.
IMPORTANTE: Nada no seu visual é por acaso
Imagine renovar a foto da sua carteira depois de certo tempo com uma foto de cabelo vermelho? Será que seria válido? Depende de uma série de fatores, como seu emprego ou valores próprios, né? É exatamente assim com sua marca. Você vai se adaptando, se renovando, sempre observando seu público e suas reações, fazendo testes, análises, sempre mantendo a essência da sua identidade visual, que englobam seus valores, razão de ser e tudo mais o que cerca sua filosofia de negócio. A identidade é visual, mas o que isso gera é muito maior do que aparências.