Nesse mundo extremamente digital, uma dúvida permeia as mentes dos publicitários: Como despertar interesse de compra em usuários nas redes sociais sem incomodar? Além de um trabalho visual bonito e leve, a sua comunicação e forma de abordagem também deve ser certeira. Essa abordagem precisa ser objetiva, sucinta, com a escolha correta de palavras e termos, de modo a gerar gatilhos mentais na mente do seu potencial cliente.

 

E o que são gatilhos mentais?

São dicas que nosso cérebro capta e nos induz a alguma ação. Eles instigam o ato da escolha, que, primeiro, é feita no inconsciente e, em seguida, de forma consciente. Resumindo, gatilhos são diretrizes que auxiliam na tomada de decisões; são motivações para ações. E na publicidade, quanto mais rápidas e impulsivas elas forem, melhor.

Existem vários tipos de gatilhos mentais, são alguns:

Escassez: Induz a ideia de “não posso perder”. Exemplo: “Apenas um item em estoque”.

Urgência: Induz o “agora ou nunca”; relação com tempo. Exemplo: “Só hoje!”.

Autoridade: Induz superioridade na mente do cliente; ele se convence que você é o melhor. Exemplo: “Confie em quem mais sabe do assunto”.

Prova Social: Induz a necessidade de pertencer a grupos, tomar atitudes que muitos tomam. Exemplo: “Entre nessa onda você também”.

Antecipação: Induz expectativas, curiosidade, ansiedade. Exemplo: “Vem aí. Prepare seu coração”.

Novidade: Induz curiosidade, motivação a mudanças, forte ligação com tecnologia e inovação; necessidade de se atualizar. Exemplo: “Novo Smartphone X5555. O futuro está aqui”.

Relação Dor x Prazer: Induz o “evitar” dificuldades, incômodos e problemas e buscar o “prazer”, com soluções, facilidades. Exemplo: “Evite dores de cabeça. Adquira já o Produto X e melhore sua vida”.

 

Gatilhos Mentais e Vendas

Textos publicitários podem ter esse poder de persuasão com as pessoas, a respeito de sua marca e produtos! Pensando nisso, separamos 6 termos de forte poder em textos e qual o tipo de gatilho que cada uma promove na mente do seu potencial cliente. Se bem usado, pode te ajudar bastante na sua comunicação:

Você

Direcione seu texto ao seu cliente, sempre na primeira pessoa, falando “você” e “seu”. O bom tratamento, com venda direcionada, incentiva a autorreflexão de “Sim, eu preciso disso”. Exemplo: “Feito pra você”. E ele ainda sentirá necessidade de pertencer a grupos ao ler “Faça você também”.

Chance

Crie a sensação de urgência e escassez nas pessoas a respeito de suas ofertas. Com essas abordagens, você cria a reflexão de “Só tenho essa chance” ou “Não vou perder uma segunda chance”. Você oferece oportunidades de algo melhor para a pessoa se ela topar aquilo. “Chance única”.

Limitado

Mesma ideia da palavra anterior, com a diferença que aqui pode ser considerado mais urgente ainda. De modo que, se a pessoa já chegou até sua página de compra, ela evite desistências e incentive o comportamento impulsivo. “Vou logo comprar antes que acabe”.

Grátis

A palavra “grátis” tende a motivar as pessoas a respeito da sua marca, pois ela aceitam o “grátis”, desde um bônus, desconto ou brinde físico, criam satisfação pessoal e até fazem publicidade boca a boca sobre isso. E essa palavra também pode ser usada em vendas no sentido “Compre e ganhe x grátis”, incentivando o lado impulsivo na pessoa em querer o grátis.

Experiência

Induza a sensação do provar, experimentar, vivenciar seu produto ou serviço. Explique porque vale a pena, instigue o lado aventureiro ou inovador no seu público. “Você não vai se arrepender” ou “Vai ser inesquecível”. Falar de experiências cria expectativas, mexe com a imaginação e motiva a compra. Trailers de filmes são vendidos assim.

Garantia

Passe confiança e segurança abordando sobre garantia em seus materiais. Isso é muito forte hoje em dia devido ao crescimento do e-commerce e da necessidade de as pessoas quererem comprovar que é algo confiável. Seja autoridade no assunto, passe credibilidade. Passe confiança e ganhe clientes. “Garantia”, “Pode confiar”, “Oficial”, todo esse universo de palavras passa boa reputação ao consumidor.

 

Relação entre Gatilhos Mentais x Call to Action

Os famosos Call to Action são também gatilhos mentais, pois induzem a conclusão de uma compra, principalmente quando a escolha já foi feita na mente do consumidor. Ele já escolheu você, agora ele só precisa dos empurrões finais. São alguns: Compre aqui; Experimente; Peça já; Cadastre-se aqui; entre outros. Esses termos são de extrema importância nas landing pages, pois é traçado todo um caminho até a pessoa ser convertida e cumprir o seu objetivo, desde um download de um e-book à compra do seu produto final. Já falamos antes sobre Landing Pages. Clique aqui e relembre. <- Isso foi um Call to Action.