Segundo pesquisa da Deloitte, realizada em 2018, o Instagram foi o aplicativo que mais cresceu em uso diário no Brasil. Com o passar do tempo, esta plataforma adaptou bastante sua usabilidade à dos seus usuários. Afinal, se antes só se podia postar fotos quadradas, hoje você pode fazer vídeos de 1 minuto em formatos retangulares para seu feed. Contudo, atualmente, muitas pessoas se perguntam qual o melhor jeito de explorar conteúdos via Instagram. Só feed? Só stories? Ambos?

No texto de hoje abordaremos este tema e mostraremos alguns dados para te auxiliar na criação de uma estratégia de comunicação.

Pesquisa do Instagram

Em resumo, buscando aperfeiçoar cada vez mais seu aplicativo, o Instagram encomendou uma pesquisa nos países onde ele é mais popular.

Essa pesquisa serve justamente como uma base para o anunciante saber a melhor forma de impactar seu público-alvo.

Confira o estudo na íntegra aqui 

Realidade: Brasil vs Mundo

Um dos países que este estudo avaliou foi o Brasil. De acordo com o Instagram, somos um dos países que mais utilizam esta rede social. A partir deste estudo, chegou-se a conclusão que nós priorizamos: a beleza visual, a criatividade e conteúdo inspirador.

Apesar de levarmos em consideração estes três pilares, eles variam entre si de acordo com o canal. Sendo assim, no feed e no stories a ordem destes fatores mudam. Logo, o resultado do seu conteúdo também.

Prioridade de tipo de conteúdo no Brasil vs Mundo no stories e feed do Instagram
Fonte: Instagram Business

Conforme a tabela acima, podemos observar um item que aparece bastante em outros países: a liberdade de expressão. Inegavelmente, é fato que o Instagram censura os conteúdos bem menos do que outras plataformas. Um dos meios mais usados para “aproveitar” essa liberdade é justamente os stories, pois sua duração é de apenas 24h.

Quer saber mais sobre stories? Clique aqui e acesse nosso conteúdo.

Certamente, um dado interessante apresentado dentro deste estudo é o das prioridades dos usuários brasileiros. Nele, é possível observar qual canal (feed ou stories) é usado para a visualização de determinados conteúdos.

Interesse de conteúdo no Brasil vs Mundo no stories e feed do Instagram
Reprodução: PostGrain

Como usar o feed e os stories a favor da minha marca?

Ao passo que vamos analisando o conteúdo deste estudo, fica claro que, para sua estratégia de comunicação ser completa, ela precisa usar tanto o feed como o stories. Assim sendo, ao explorar as potencialidades dos dois espaços, a chance de sua comunicação impactar com mais assertividade seu público será maior.

Esta tabela abaixo mostra as principais diferenças de conteúdo no feed e nos stories do Instagram. Dessa forma, ela pode servir como um bom insight para postagens futuras nas suas redes sociais.

Conteúdo que as pessoas valorizam nos stories e feed do Instagram
Fonte: Instagram Business

Um dos mantras mais repetidos em nosso blog é: “conheça bem o seu público”. Só sabendo bem seu comportamento para se comunicar da melhor maneira possível com ele.

Para aproveitar bem as potencialidades de cada canal desta rede social é muito bom ter estudos em mãos, mas mais ainda, saber bem quem são seus seguidores e o perfil das pessoas que mais interagem com sua marca.

A partir dai, a partir de suas publicações, avaliar, cotidianamente, a efetividade de cada material versus o teor do conteúdo.

Só assim você cria uma estratégia criativa, pilar fundamental das buscas de brasileiros no Instagram, autêntica e assertiva.

Dica da Macondo: feed vs stories

Pelo fato de as buscas de cada público serem diferentes no feed e no stories, tente ao máximo diversificar os conteúdos destes meios. Isto é, não coloque conteúdos iguais em ambos.

Lembre-se: ao se perguntar qual o melhor jeito de explorar conteúdos via Instagram, seja para gerar vendas ou engajamento do público com sua marca, o uso destes canais deve ser feito de forma complementar.

Precisando de uma consultoria para suas redes sociais? Clique e fale agora com a gente pelo WhatsApp!