Uma dúvida muito comum entre lojistas é: “devo criar ou não um site e-commerce? Tudo começou com lojas que se dedicavam só ao meio on e começaram a tomar o espaço das lojas físicas. O resultado disso foi a migração das lojas tradicionais para o meio digital, a fim de não perder mais ainda seu público.

Hoje, está cada vez mais atual os sites voltados para a comercialização de produtos. Neste texto daremos algumas dicas para você que pensa em abrir seu negócio no meio.

Por que abrir um e-commerce?

É tendência. A internet mudou a forma de relacionamento entre o cliente e a compra de um produto. Atualmente, há uma pesquisa muito maior por parte do consumidor antes de finalizar uma compra; esta pesquisa, geralmente, é feita pelo Google. Logo, se você quer que seu produto apareça para um possível consumidor, invista em um site, pois ele aparecerá no Google .

Além disso, podemos citar algumas marcas que cresceram só por e-commerce, sem nem ter uma loja física. Alguns exemplos são: Daifiti, Kanui e Netshoes. Esta última, responsável por fazer outras redes de lojas, como a gigante Centauro, migrarem para o digital com sites de vendas.

É importante salientar que, não basta ter um site para ser bem ranqueado no Google. Para que ele esteja na primeira página de busca é necessário um trabalho de SEO com profissionais, pois só assim você terá um bom ranqueamento. O Trabalho de SEO passa por pesquisa de palavras-chaves e até criação de conteúdo dentro do site.

E-commerce não é como o comércio tradicional.

Um dos erros corriqueiros dos empreendedores que adentram no meio digital é usarem das mesmas práticas do comércio tradicional. Lembre-se: internet é internet, balcão é balcão, nunca misture os dois. Para não cometer este tipo de erro uma recomendação é se inteirar sobre as práticas desse mercado com profissionais.

Ao lado dele, você planejará seu e-commerce baseado em tendências de mercado e com alguém experiente na criação de sites. Sabendo aquilo que funciona ou não, e com referências que servirão de munição para a confecção desse seu espaço.

Outra coisa muito importante para quem deseja fazer seu site é sobre o atendimento. As pessoas que estão buscando um produto querem respostas imediatas e sem precisar sair do meio em que ela está. Logo, antes de criar seu site veja formas de otimizar esse processo de comunicação entre seus visitantes e o seu negócio.

Design não é tudo, mas é quase tudo.

“Ah eu tenho um sobrinho, ele sabe fazer arte e manja de internet, pode me ajudar nisso” nunca faça isso. Lembre-se que para ter um site respeitável você precisa de um profissional. A área do design é imensa, logo procure alguém que já tenha trabalhado com web design e entenda das tendências.

Uma coisa que está em alta nos sites é trabalhar com o minimalismo que é uma maneira de você deixar o layout da sua página mais limpo e com o acesso às informações necessárias, mais fácil. É muito importante, também, ter fotos de alta qualidade do produto para o cliente poder vê-lo sem dificuldades.

Sem uma página com uma navegação facilitada, com boas descrições e imagens, e com informações precisas e pontuais. As pessoas até podem chegar até seu site, mas não irão consumir por ali por acharem empecilhos, assim você estará perdendo não só um cliente, como também dinheiro.

Invista em publicidade.

Quem não é visto, não é lembrado.” Esse ditado antigo se encaixa bastante no contexto da comunicação no meio digital. Junte-se a uma agência de publicidade que trabalhe com o digital e procure formas de aparecer que estejam de acordo com sua realidade financeira e que lhe dê resultado.

Empreendedores criarem sites e não investir em publicidade é como tentar vende picolé no Alaska, ou seja, um tremendo erro. Uma boa agência irá buscar planejar estrategicamente formas para seu site ter um bom número de visualizações e gerar vendas. Lembre-se que não basta ter um bom número de visualizações. Seu site deve gerar interesse a ponto da pessoa consumir ali e só profissionais podem lhe proporcionar isto com excelência.

Existem algumas formas de gerar interesse através do seu site. O marketing de conteúdo é uma maneira que se encontra em alta, mas que nem sempre é viável dependendo do seu nicho. Portanto, uma receita simples é atender bem, criar boas ofertas e uma logística que favoreça o consumidor. Não esqueça, também, de buscar dentro do seu negócio um diferencial competitivo para se destacar perante a concorrência.

E aí? Gostou das dicas? Comente com a gente o que você achou! ;)