Ultimamente, nas redes sociais, para onde a gente olha tem ideia nova! Mesmo quando começa em uma rede social e se alastra pelas outras, como ocorreu com a febre de vídeos curtinhos e temporários que começou no Snapchat e atualmente podemos encontrar no Instagram e no Facebook Messenger. Mas nesse meio tempo, houve uma mudança também bem interessante que poucos notaram ou nem mesmo estão sabendo usar, que são as Collections no Instagram, baseados nos murais de coleções originalmente vindos do Pinterest. Mas como funciona?

 

Função “Salvar” e “Coleções”

Desde dezembro de 2016, o Instagram lançou a função Salvar, que permite que os usuários salvem publicações no próprio aplicativo, com objetivo de ver posteriormente ou mesmo no sentido de favoritar algo. E, em seguida, surgiu o recurso de criar as “Coleções” com as publicações salvas pelo usuário, organizando-as melhor como um arquivo online dentro da própria conta da pessoa. É algo privado, sem acesso para quem segue você, mantendo tudo guardadinho e ainda sendo possível categorizar os conteúdos. Legal, né?

Esse processo lembra bastante a razão da existência do Pinterest, rede social que trouxe essa ideia original de organização de publicações de diferentes assuntos com os Boards (coleções) e Pins (favoritos), com a mesma ideia de preferências e categorização. A diferença mais clara entre a forma que o Instagram e Pinterest usam este recurso é que no Instagram você cria álbuns privados e no Pinterest são álbuns públicos, para compartilhar suas preferências com os amigos que lhe seguem e vice-versa.

 

Instagram ou Pinterest: Qual a melhor para minha empresa?

Ambas as redes sociais são bastante usadas por empresas de diferentes segmentos objetivando engajamento e relacionamento com seus públicos, afinal o conteúdo visual que elas oferecem pode ser bastante atrativo e fidelizador. Como são de públicos similares, as duas redes sociais podem ser vantajosas para o seu negócio, basta conhecer suas oportunidades e usar suas devidas ferramentas da forma correta. Faça testes, defina estratégias, acompanhe as tendências, novas redes sociais, novos recursos e surpreenda o seu público!