Já ouviu falar no termo psicologia das cores? Quer saber como as grandes marcas utilizam esse estudo? Então fica ligado no texto de hoje! Falaremos sobre a importância da psicologia das cores para o marketing e para a comunicação das grandes marcas.

O que é a Psicologia Das Cores?

É um estudo que mostra como nosso cérebro lida com as cores. A forma que ele identifica e como as transforma em diferentes sensações.

Pelo fato de cada cor gerar uma sensação diferente em cada pessoa, é fundamental saber como usá-las.

A importância das cores no consumo

Você sabia que 84,7% dos consumidores acham que a cor é o fator mais importante na hora de comprar um produto?

Que 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca?

Que a cor pode ser responsável por 60% da aprovação ou rejeição de um produto/serviço?

Que duas em cada três pessoas deixam de comprar um produto quando não são da sua cor predileta?

Todos esses dados comprovam o quanto que as cores que você define para sua marca, para um produto ou serviço, influencia para seu potencial consumidor. Fizemos um texto dando dicas sobre como fazer uma embalagem de sucesso há algum tempo, mas que ainda serve bastante para entender a força das cores e de uma boa apresentação.

E como saber o que cada cor desperta?

Esse infográfico abaixo explica um pouco do que cada cor representa, mostrando inclusive marcas famosas que as usam.

Se liga no blog da macondo! Esse texto é para você ter uma noção de psicologia das cores e como esse estudo influencia as grandes marcas. Aproveita essa leitura.

Fonte: marketingdeconteudo.com

O que podemos extrair disso tudo?

Trabalhar com cores não é uma ciência exata. Várias marcas se utilizam de mais de uma cor para se comunicar.

O Banco Itaú, por exemplo, tem na sua logo as cores amarelas e azul. A primeira estimula mais o otimismo, a segunda a confiança e a credibilidade. Porém, ao nos depararmos com as peças publicitária do banco, percebemos a predominância de outra cor: laranja.

Tudo isso faz parte de um caráter comunicacional da empresa, sua concepção de marca é levar confiança e otimismo, por se tratar de uma instituição financeira. Ao mesmo tempo, ela busca criar um laço mais amigável com seus clientes ou com quem deseja ser. Coisa que a cor laranja transmite muito bem, pois é convidativa, alegre e transmite uma sociabilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=e0ZY2qbp9RI

Outro exemplo que podemos usar é da marca Guaraná Antártica. Sua logo tem como cor predominante o vermelho e o branco. O primeiro  é bastante usado pelo segmento alimentício, pois desperta desejo e estimula o apetite. O branco é mais neutro, passa um sentimento de pureza, de algo genuíno.

No entanto, toda a sua comunicação, pautada no conceito de: original do brasil, se utiliza bastante do verde e amarelo, cores da bandeira do país. A cor verde, sempre em maior relevância do que a amarela, faz com que lembremos de florestas, de natureza, de terra e de meio ambiente. Sendo a fruta guaraná a matéria prima do refrigerante, que só se encontra na floresta amazônica, símbolo do Brasil, essa associação de cores é feita e justifica até parte do sucesso da marca.

Dica Valiosa

Ao definir a cor da sua marca pense no posicionamento dela, no público-alvo e nas sensações que você deseja que ela transmita. Conhecer as características do seu possível consumidor é importantíssimo, pois cada grupo de pessoas interage de um jeito diferente com as cores. Apesar de não ser uma ciência exata, ter uma noção de como funciona no ocidente, vendo exemplos e referências nacionais, são formas de identificar e escolher melhor a cor que você quer estampar na marca ou na sua identidade visual.

 

Foi útil esse texto para você? Já falamos de vários temas aqui no blog, que tal se informar ainda mais com nosso conteúdo? Clique aqui!

 

Fonte dos dados: https://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/