O avanço da mídia digital fez com que a criação de sites aumentasse bastante. Logo, todas as empresas que buscam estar presente no ambiente digital geralmente precisam desse canal. Mas você já se perguntou “o que é preciso para criar um?”. Pois bem, hoje falaremos algumas coisas que são necessárias neste processo.

Conheça seu público

Esse tópico é quase que um conselho comum em nossas postagens. Gostamos de deixar bem claro isso, pois os resultados são cobrados sem muitas vezes saber quem se deseja atingir. A velha máxima do: “quero alcançar todo mundo, quanto mais, melhor”.

Comunicação não funciona dessa forma. Você deve ter um público-alvo definido para sua empresa, bem segmentado para auxiliar o desenvolvimento das estratégias de comunicação.

Sabendo quem é seu consumidor e potencial consumidor, as ações da sua empresa se tornam mais assertivas. Você passa a entender melhor as necessidades da marca, inclusive, se eles utilizam o ambiente digital e os fundamentos para o desenvolvimento de um site.

Informações básicas

Se você identificou que um site realmente é algo útil para sua estratégia de marketing/comunicação, comece a pensar na estrutura desse espaço. Basicamente, pense que informações são relevantes ao público, pense um Call to Action adequado e elenque todas suas informações básicas. Não tente reinventar a roda. Não adianta nada um cliente/potencial cliente acessar seu site e não entender nem o que sua empresa faz.

Um dos sites que fizemos aqui na Macondo e que representa bem essa dica é o site da ALLBPO Financeiro. As duas primeiras páginas da empresa já dizem o que ela faz e como pode ajudar seus potenciais clientes.

Tá pensando em desenvolver um site? Separamos aqui 6 pontos que você deve levar em consideração antes de fazê-lo. Se liga aí!

Tá pensando em desenvolver um site? Separamos aqui 6 pontos que você deve levar em consideração antes de fazê-lo. Se liga aí!

SEO

A princípio, essa sigla significa otimização para mecanismos de busca (em inglês, Search Engine Optimization). Antes de você decidir por viabilizar um site é muito importante entender minimamente deste assunto.

Quando buscamos por algo nos mecanismos de busca, e aqui vamos enfatizar o Google, (quase) sempre colocamos palavras que remetam ao que estamos procurando. A partir daí, o Google mostrará uma série de páginas que atendam a esta procura. Geralmente, nunca passamos da primeira página dos resultados apontados pelo Google. Por este motivo, estar bem posicionado nos rankings de busca é fundamental. Afinal, 90% das pessoas, pesquisam na web antes de efetivarem uma compra.

Sendo assim, se sua empresa aparece em uma boa colocação, entre aquelas que estão na primeira página do Google, a chance dela ser clicada é maior. Consequentemente, a probabilidade de entrarem em contato com você também aumenta.

Em síntese, o SEO gira em torno de predispor um site para ser mais facilmente encontrado e ranqueado pelos mecanismos de busca, possibilitando gerar tráfego e autoridade para um site.

Design

Uma das coisas que influenciam nos seus resultados é o design do seu site. Ser responsivo hoje em dia é uma obrigação. Responsividade diz respeito a ter um site predisposto a ser visto melhor nas plataformas móveis, como celulares, tablets, etc. Ter uma navegação fluida e agradável, também conta bastante. Até porque, ninguém gosta de navegar em páginas lentas e poluída visualmente.

Por isso a importância de ter um profissional com experiência em desenvolvimento de sites e que conheça bem sua marca. O site também é uma mídia dentro da internet, por isso é importante ter uma identidade visual bem definida. Afinal, explorar a paleta de cores da sua marca é interessante para seu cliente, e potencial consumidor, fixa-la melhor na mente.

Falamos um pouco sobre a importância do design para o SEO aqui.

Conteúdo

Bem como o design, a relevância do conteúdo conta bastante nos motores de busca. Se você traz algo original e relevante para seu potencial consumidor, a probabilidade dele se tornar um cliente é maior. Sob o mesmo ponto de vista, ao levar conteúdo relevante para alguém que já é cliente, você o fideliza.

Essa estratégia de “oferecer conteúdo relevante para um potencial consumidor” é a premissa do ambiente digital e de estratégias como o inbound marketing. Em suma, ela se caracteriza por despertar o interesse do cliente na sua marca por meio de conteúdo pertinente.

Estrutura e organização

Depois que o site estiver pronto, busque certifica-se com seus clientes como está a navegação nele. Se está carregando rapidamente, se as informações estão ao alcance deles de maneira rápida e simples e, em caso do uso de um blog, saber que tipo de conteúdo eles têm buscado. Dessa forma você consegue entender melhor que conteúdo deverá ser considerado importante.

Dica importante

A página inicial do site tende a ser a página mais importante e a mais visitada de todo site. Logo, é fundamental oferecer conteúdo e chamadas à ação (CTAs) já nesse momento para ajudar os visitantes a encontrarem as outras páginas de uma maneira simples.

 

Já pensou em fazer um site? Então dê uma olhada em nosso portfólio e veja o trabalho que já desempenhamos para alguns clientes.