Toda empresa que sonha em colher bons frutos do seu negócio pensa em engajar seus consumidores. Mas afinal, o que é engajar? E se é algo bom, como posso fazer com que meus clientes se engajem mais com minha marca?
Continue em nosso texto que falaremos sobre isso, dando dicas para o engajamento do seu negócio melhorar!
O que significa engajamento?
Pode parecer bem besta esse questionamento, mas muitas pessoas ainda não compreendem seu significado da melhor maneira.
Engajamento é como seu público se relaciona com a marca, isto é, o quanto gosta, o quanto que recomenda para outras pessoas e o quanto se envolve. Por ele, podemos notar o quanto que sua marca é bem vista pelo seu público e, desta forma, fazer uma experiência de compra mais personalizada.
Dentro das redes sociais, engajamento é quando alguém curte, compartilha ou comenta sua postagem e em sites é quando o internauta preenche um formulário para receber notificações do mesmo, por exemplo.
Como posso promover o engajamento da minha marca com o cliente?
O digital atualmente tem desempenhado uma função muito importante neste aspecto. Com ele as pessoas expõe mais sua vida particular, logo, colocam nas redes suas experiências. Quando alguém é bem atendido por um restaurante, por exemplo, é comum falar bem nas redes sociais do estabelecimento.
Portanto, o primeiro passo para gerar engajamento entre sua marca e o cliente é realizar um bom atendimento. As pessoas respondem bem quando tratadas com educação e com mimos, gere uma boa experiência no pré-compra que o seu cliente ficará à vontade para falar sobre sua empresa.
1 – Presença Digital
Tendo em vista a força já descrita da internet no dia a dia é muito importante sua empresa ter uma página própria, seja um site ou rede social. Pois, desta forma, o cliente terá um lugar onde pode acessar suas informações e conhecer mais sobre sua empresa.
Lembrando que presença digital não é somente ter uma página online, é mais do que isso. Presença digital é você possuir uma página e alimentá-la com conteúdo interativo para o seu público.
Por exemplo: se você criou um site para a sua marca, alimente-o com um blog que fale sobre o produto/serviço disponibilizado e sobre o universo que o engloba. Assim sua chance de gerar interação e atração para a sua página é muito maior.
2 – Personalize a experiência do seu cliente com a marca
Muito mais que um e-mail marketing nominal, personalizar a experiência do cliente com a marca é entregar para ele informações que tenham a ver com seu histórico de compra e compreender suas necessidades reais.
Fazendo com que o cliente se sinta único e especial, a possibilidade dele se tornar um defensor da marca é muito maior, explore isto!
3 – Conheça seu público
Nunca é demais exaltar que: conhecer seu público é essencial!
Isto pode se dar de qualquer maneira. Seja por pesquisas formais (quantitativas e qualitativas), seja analisando informalmente seu consumidor. Fato é que entendendo-o melhor, você cria um conteúdo mais relevante e com um potencial de engajamento maior.
3.1 – Peça que respondam suas pesquisas
Um bom método para que as pessoas respondam a pesquisa que está propondo é oferecer benefícios a elas. Pode ser um desconto ou um brinde, fato é que as pessoas gostam de receber coisas, tire proveito disso!
4 – Comunicação atraente
A partir do momento que você conhece seu público, você sabe como se comunicar e que mídia é mais atrativa.
No Instagram temos uma plataforma de fotos, logo sua comunicação deve ser mais visual. No Facebook e no Twitter os memes são um verdadeiro sucesso, diversas marcas usufruem disso para se comunicar. Uma pesquisa recente da Resultados Digitais confirmou que a utilização de vídeos em páginas de produtos aumentam em 85% o engajamento do post.
Desta forma, podemos afirmar que a utilização da mídia e da linguagem correta gera mais engajamento. Um bom exemplo disto é o Netflix que vive fazendo uso de memes (saiba mais aqui!) e vídeos atrelando-os a uma linguagem irreverente.
Para anunciar a nova temporada de Glow, o Netflix usou a imagem de Gretchen, reconhecida pelos seus variados memes na internet.
5 – Atendimento e pós-venda
Fazer um atendimento diferenciado e um trabalho de pós-venda é simples, antigo, mas ainda muito eficaz. Quem não gosta de ser atendido com uma cervejinha gelada ou com um cafezinho? Quem não gosta de receber um retorno de como está o estado do produto comprado? Estas atitudes não têm nada de muito diferente, mas por poucas empresas fazê-las com excelência, torna-se um diferencial.
Logo, procure fazer o melhor atendimento possível. Lembre-se que mais de 80% das pessoas pesquisam sobre um produto antes de compra-lo, isto significa que ele já vai sabendo bastante sobre o produto e precisa de pequenas informações para converter seu interesse em compra. Portanto, ser educado e estar atualizado sobre aquilo que está sendo vendido, é essencial.
No pós-venda, o cliente se sente especial, pois a empresa quer saber sua opinião e todo mundo gosta de opinar. Sendo assim escute-o e, no caso de haver problemas, ofereça soluções para proporcionar uma experiência completa e interativa ao cliente.
Um exemplo que caracteriza que está sendo descrito é a marca de roupas Reserva. É muito comum pessoas citá-las em redes sociais falando sobre sua experiência de compra, pois este é um dos diferenciais da empresa. O resultado disto é seu reconhecimento e a fidelidade do público pela marca.
E aí? Gostou das dicas? Acesse nosso site e veja mais! ;)