Quando se fala em publicidade e propaganda, o design gráfico sempre salta aos nossos olhos com cores e muita vida nas imagens. Mas e quanto à redação? Dá pra ganhar os corações e mentes do público assim também? Claro que sim! Não apenas apelando para a criatividade extrema, como também indo por um caminho bem mais simples e direto que faça seu público entender que precisa adquirir seus produtos, serviços e ideias. A seguir, três dicas básicas para uma boa redação publicitária.

1. Fale a língua do seu público

Tendo um público definido, com ideia de faixa etária, estilo de vida e outras características, fica fácil saber qual linguagem seguir na redação. Permita-se explorar termos informais dentro de contextos adequados, como também usar licença poética, gírias e até neologismos. Você deve sentir quando e como falar algo com seu público, o que depende também da sua linha de negócio, oportunidades de mercado e modo de como deseja repassar tais informações, seja pra explicar, esclarecer, vender, emocionar ou divertir. Adapte-se.

2. Seja direto e objetivo

Numa sociedade tão dinâmica como a nossa atual, principalmente no mundo online, textos grandes, difíceis ou formais demais não são muito bem-vindos, os quais só ganham atenção e são necessários em poucos casos. Frases memoráveis vêm de textos simples, curtos, fluidos, nada enfeitado ou decorado demais. Sendo assim, procure na simplicidade a melhor forma de ganhar seu cliente. A criatividade está na exploração do óbvio.

3. Revise quantas vezes for necessário

Qualquer texto ou ideia podem ser infinitos, logo o redator vai atuar como um filtro, decidindo o que entra de informação e o que é irrelevante também. Portanto, a revisão, desde o início das ideias em tópicos pré-texto, até a conclusão final para estabelecer de vez o fechamento da ideia, é muito necessária. É revisando que você nota erros de português, formas de simplificar ideias ou como completar outras, dentre outras formas de lapidar sempre para melhor o seu texto. Há quem redija uma ideia em quinze palavras e, após revisar, consegue dizer a mesma ideia, e de forma bem mais forte, em apenas três. Revise!