Há 5 anos ninguém imaginaria que poderíamos fazer vídeos no Instagram. Há 2 anos, todo mundo queria fazer vídeos mais duradouros na plataforma. Hoje, além de vídeos de 1 minuto, no feed, você pode postar conteúdos de até 1h por meio do IGTV.

Hoje, falaremos sobre essa novidade – nem tão nova assim – que completa um ano. O que esperar? O que mudou? Como usar dentro de uma estratégia de comunicação?

MAC-arte-igtv-postblog

O que é o IGTV?

Caso não saiba, em junho de 2018, o Instagram lançou uma nova ferramenta: o IGTV. Em síntese, a novidade para os usuários era que agora eles poderiam gravar vídeos com de até 60 minutos e publicar no Instagram. Antes, o máximo de tempo disponibilizado era de 1 minuto.

Com um público cada vez maior, mais de 500 milhões diariamente, o IGTV traz a possibilidade do usuário do Instagram ter um canal de vídeos e transmissões, que podem ser ao vivo, sem precisar sair de rede social.

O que mudou?

Traçamos uma pequena linha do tempo na introdução do texto, justamente, para mostrar como o Instagram evoluiu, com o passar dos anos. E o IGTV veio para deixar isso mais claro. Dar ao usuário o poder de criar vídeos, sem interrupções, com até 1h, se aproveitando do público da rede social, é inovador.

Agora, após uma atualização, o próprio Instagram criou a possibilidade de usar a linha do tempo como uma espécie de teaser para o IGTV. Você publica neste novo espaço e posta no feed uma versão reduzida, quem tiver interesse de ver o conteúdo na íntegra, vai até o perfil e confere.

Qual a diferença entre o YouTube e o IGTV?

Logo após o anúncio de lançamento do IGTV, muitas pessoas pensaram que a ideia do Instagram era fazer frente ao YouTube. No entanto, no dia do lançamento, já ficaram bem claras as diferenças entre as plataformas.

Enquanto no YouTube, os vídeos são horizontais, no IGTV eles são posicionados verticalmente. Inclusive, uma das informações que o próprio Instagram trouxe é que vídeos feitos nesse formato (vertical) tendem a gerar mais engajamento dentro da rede social.

Outra diferença que ficou bastante clara é a ideia de continuidade, semelhante à linha do tempo. Por isso, dentro do IGTV você encontra mais facilidade para trocar de conteúdo e interagir com ele. Isto é, ao entrar na plataforma, o vídeo já começa a ser reproduzido. Para trocar, basta deslizar para a esquerda que surgirá uma nova produção.

Como usar o IGTV na minha estratégia de comunicação?

A princípio, segundo o Instagram, os anúncios dentro do IGTV estão vetados. Contudo, muitas marcas e digitais influencer’s têm usado esta ferramenta dentro da sua estratégia de comunicação.

Recentemente, por exemplo, o humorista Yuri Marçal lançou um vídeo novo – parte do seu show stand-up – exclusivamente pelo IGTV e só depois disponibilizou no YouTube. O conteúdo foi bastante visualizado e curtido pelos seus fãs. Vale salientar que, no caso dele, o Instagram se tornou a principal ferramenta de comunicação para o lançamento de novos conteúdos.

Igualmente ao exemplo acima, a National Geographic merece destaque. A revista/canal televisivo produziu um documentário exclusivo para a plataforma, todo no formato vertical, alcançando mais de 1 milhão de vizualizações. Assim como Yuri Marçal e a National Geographic, outras marcas, como MTV e Netflix, já produziram conteúdos específicos e exclusivos para o IGTV.

MAC-impressionante-IGTV-postblog

De acordo com os casos citados, podemos ver que existe um padrão para a criação de conteúdo dentro do IGTV. Até agora, o diferencial tem sido produzir materiais exclusivos para esta plataforma, acima de tudo, no formato vertical, e criando uma relação com o que já vem sendo divulgado dentro da rede.

Um cliente em que utilizamos essa técnica, em parceria com a Pandora Propaganda, foi o Partage Norte Shopping – confira aqui. Em suma, divulgamos no Instagram a campanha do Outubro Rosa e, em seguida, no IGTV coletamos alguns depoimentos de pessoas que superaram o câncer de mama. Além de engajar e impactar o público do shopping, essa ação foi importante para a conscientização deste tema.

Gostou do nosso conteúdo? Então se liga neste que fizemos sobre stories!

Pensando em criar conteúdo para o seu Instagram? Fale com a gente agora e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio.